segunda-feira, 13 de julho de 2015

19.ª EDIÇÃO DO PRÉMIO NACIONAL DE ILUSTRAÇÃO


Afonso Cruz, com o livro "Capital" (Patológico) é o vencedor da 19.ª edição do Prémio Nacional de Ilustração. Parabéns Afonso!


Bernardo Carvalho e Madalena Matoso arrecadaram as duas Menções Honrosas desta edição, com dois livros editados pelo Planeta Tangerina: "Lá Fora" e "Com o Tempo", respetivamente.
O júri foi constituído por Adriana Baptista, Pedro Moura e Vera Loureiro.


Sobre o livro "Lá Fora":
"No que respeita à obra Lá fora, o júri saúda o investimento e o fôlego criativo da ilustração numa obra de cariz não-ficcional, marcadamente lúdico-pedagógica. Destaca-se a heterogenia gráfica, a variedade de técnicas e instrumentos, o rigor de paginação, capaz de se adaptar a inúmeras exigências nas sinergias entre texto e imagem, sem nunca optar por fórmulas repetitivas. Este objeto é capaz de construir vários tipos de leitores-atores, gerando formas diferentes de interagir com a obra, convidando-os a explorar o exterior. Tal como em relação a Capital, esta obra arrebata públicos de diferentes idades."


Sobre o livro "Com o tempo":
"No que se refere à obra Com o tempo, o júri elogia o modo como os textos visuais, colocados ao serviço de uma temática complexa e filosófica como o Tempo, são capazes de desencadear representações mentais de realidades nem sempre disponíveis para a figuração. De facto, percorrendo as páginas deste livro, apercebemo-nos da inevitável mudança que todo o tempo constrói, aprendendo a avaliá-la quer como conquista celebratória quer como perda melancólica. Nesta obra, são múltiplos os índices que laboram para fazer do leitor um leitor experiente capaz de ler no escuro, certos de que com o tempo «os olhos habituam-se à escuridão»".
Bravíssimo!

Sem comentários: